1 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino
5 claras
3 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1 pitada de sal
noz-moscada a gosto
200g goiabada cascão
Preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga um ramequim de cerca de 18 cm de diâmetro ou dois de cerca de 9cm. Forre a lateral do ramequim com 2 colheres de sopa de queijo e vá girando para forrar as laterais. Numa panelinha, aqueça em fogo médio a manteiga, quando derreter junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo a panela e junte o leite, para não empelotar mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e mexa por mais 1 minuto. Tempere o molho branco com sal e noz-moscada, em seguida junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira a mistura para uma tigela grande . Bata as claras em neve, mas cuidado para não deixá-la muito dura.
Na tigela com o creme de gemas, misture, 1/3 das claras com o batedor de arame, em seguida com uma colher misture o restante, com movimentos de baixo para cima. Aos poucos junte o queijo ralado, assim que a mistura estiver homogênea coloque o creme no ramequim. Coloque o ramequim em uma assadeira, coloque um pouco de água fervente na assadeira, e leve para o forno para assar em banho maria de 35 a 40 minutos. Caso esteja usando dois ramequins asse por 20 minutos.
Calda de goiabada: Em uma panela, junte a goiabada picada e 1 xícara(chá) de água. Mexa bem, até que toda a goiabada derreta e vire um creme homogêneo.
Retire o suflê do forno e sirva em seguida com a calda de goiabada.
DICA: Pode substituir o queijo gruyère por mussarela, queijo prato ou parmesão. Nesse caso, regule o sal, pois esses podem variar na concentração. Mas como a quantidade de queijo utilizada é pouca, vale a pena seguir com a receita original. O sabor é incrível!