terça-feira, 3 de julho de 2018

Suflê de queijo com goiabada

Dentre tantas combinações perfeitas na culinária, essa sem dúvidas não tem igual. Imagine esse par juntos num suflê? É. Aí é só provando mesmo... Maravilhoso!

Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino
5 claras
3 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1 pitada de sal
noz-moscada a gosto
200g goiabada cascão


Preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga um ramequim de cerca de 18 cm de diâmetro ou dois de cerca de 9cm. Forre a lateral do ramequim com 2 colheres de sopa de queijo e vá girando para forrar as laterais. Numa panelinha, aqueça em fogo médio a manteiga, quando derreter junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo a panela e junte o leite, para não empelotar mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e mexa por mais 1 minuto. Tempere o molho branco com sal e noz-moscada, em seguida junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira a mistura para uma tigela grande . Bata as claras em neve, mas cuidado para não deixá-la muito dura. 
Na tigela com o creme de gemas, misture, 1/3 das claras com o batedor de arame, em seguida com uma colher misture o restante, com movimentos de baixo para cima. Aos poucos junte o queijo ralado, assim que a mistura estiver homogênea coloque o creme no ramequim. Coloque o ramequim em uma assadeira, coloque um pouco de água fervente na assadeira, e leve para o forno para assar em banho maria de 35 a 40 minutos. Caso esteja usando dois ramequins asse por 20 minutos.
Calda de goiabada:  Em uma panela, junte a goiabada picada e 1 xícara(chá) de água. Mexa bem, até que toda a goiabada derreta e vire um creme homogêneo.
Retire o suflê do forno e sirva em seguida com a calda de goiabada. 

DICA: Pode substituir o queijo gruyère por mussarela, queijo prato ou parmesão. Nesse caso, regule o sal, pois esses podem variar na concentração. Mas como a quantidade de queijo utilizada é pouca, vale a pena seguir com a receita original. O sabor é incrível!

Bolo Pudim de Cenoura

Confesso que quando ouvi falar em bolo junto com pudim, não me senti muito atraída pela idéia. Até que um dia, em uma confraternização de trabalho, resolvi experimentar e ver qual que era a dele! Adivinhem? Para minha total surpresa, me apaixonei! Simplesmente adorei! E então, mais que depressa fiz para minha família e amigos, que assim como eu, amaram também. Então, nada mais justo que compartilhar essa delícia aqui.



Pudim
Ingredientes: 
1 xícara de açúcar. 
1 lata de leite condensado 
A mesma medida de leite de vaca 
3 ovos 
5 colheres (sopa) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)

Bolo de Cenoura
Ingredientes: 
2 ovos 
1 cenoura 
1/2 xícara de óleo 
1 xícara de açúcar 
1 xícara de farinha de trigo 
1 e 1/2 colher (chá) de fermento



Preparo:
Pudim - Caramelize uma forma de Pudim com o açúcar da receita do Pudim. No liquidificador, bata os demais ingredientes. Despeje na forma caramelizada.
Bolo - Bata no liquidificador a cenoura, ovo, o açúcar e o óleo. Junte em um bacia com a farinha e o fermento, misture bem. Coloque sobre o pudim batido. Não se desespere nessa hora, pois vai misturar tudo mesmo. Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 1 hora.