Ingredientes
3 Colheres (sopa) de Fermento Biológico Fresco (1 envelope Fermento Biológico Seco)
1 Kg de farinha de trigo
1 Xícara (chá) de leite morno
1 Xícara (chá) de açúcar
1 Xícara quase cheia de água morna (menos 1 dedo)
2 Colheres (sopa) de óleo
3 Ovos
1 Colher (sopa) de sal (coloca por último, para não impedir a fermentação)
3 Colheres (sopa) de margarina
Recheio:
Margarina
150g Côco Ralado
Açúcar
Calda:
500ml de leite
1 Colher (sopa) de margarina
2 Colheres (sopa) de açúcar
1 Colher (café) de essência de baunilha
Preparo:
Massa: Primeiro aqueça um pouco o leite, mas sem ferver, apenas uma leve amornada, e coloque a margarina para derreter junto. Em um liquidificador bata o leite com a margarina, o óleo, os ovos, o açúcar e a água. Em um recipiente, despeje essa mistura do liquidificador, junte o fermento e misture bem, vá colocando a farinha aos poucos, misturando tudo até obter uma massa homogênea e que não grude mais nas mãos. Divida essa massa em três partes, abra com auxilio de um rolo uma das partes em uma superfície enfarinhada. Com as costas de uma colher, espalhe a margarina do recheio, polvilhe um pouco do açúcar e o côco ralado. Enrole como um rocambole e com uma faca corte os rolinhos com aproximadamente dois dedos de um rolinho para outro. Repita o processo para as outras partes de massa e distribua-os em uma assadeira untada, deixando uma distância de dois dedos entre um e outro. Deixe crescer por cerca de 1h ou até dobrar o volume. Pincele uma gema de ovo sobre os rolinhos. Leve para assar em forno preaquecido até que doure.
Prepare a Calda: Em uma panela, aqueça o leite com a margarina e o açúcar, acrescente a baunilha. E com o forno já desligado, despeje sobre as rosquinhas a calda e reserve. Deixe esfriar e sirva.
DICA: Também fiz com recheio de canela com passas, goibada, geleia de framboesa e côco com castanhas de cajú picadas. Ficaram uma delícia! Sirva com chá ou café. Maravilha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário